Powered By Blogger

quinta-feira, 17 de março de 2011


Artigo

Está melhorando...está melhorando. Com a devida licença para o uso do “gerundismo”, neste caso penso que Pasquale, autor do livro Inculta e Bela, me perdoará. Vou usá-lo para definir o estado atual da unidade Brasília da rede Anhanguera de educação.
A expectativa por uma instituição à altura das consideradas melhores do DF, continua, mas grandes mudanças precisam ser reconhecidas, especialmente no que se refere ao corpo docente e à estrutura física.
Digo isso com conhecimento de causa, pois passei pela transição do antigo para o novo e hoje, no 6º semestre de jornalismo, aspirando e esperando ansiosamente pelo término do curso, percebi que estamos melhores.
A Anhanguera Brasília ainda está aquém no que se refere à quantidade de cursos. Das 68 graduações que a instituição oferece, apenas vinte fazem parte da grade das quatro unidades do DF e entorno, que são Anhanguera Brasília – antiga faculdade JK, FACNET, localizada no Taguatinga Shopping, Santa Terezinha em Taguatinga Norte e Valparaíso de Goiás.
Apesar de a quantidade de cursos ser menor que a metade do total geral, os cursos de extensão, os cursos à distância, o portal de empregos, que oferece mais de 50 mil oportunidades para os estudantes da Anhanguera e todos os programas da instituição estão ao nosso alcance. As iniciativas e os programas têm nos feito sair do estado de quase desconhecimento para o reconhecimento em menos de dois anos.
O Programa do Livro Texto, PLT, é o maior programa de livros do ensino superior do Brasil, que oferece aos alunos da Anhanguera Educacional acesso aos melhores títulos nacionais e internacionais a um preço bem abaixo do que é praticado pelas livrarias. Contudo, ainda é uma icógnita a questão do atraso. Muitas vezes, compra-se o livro no início do semestre e só o tem nas mãos dois ou três meses depois. Mas não deixamos de crer que está a melhorar.
Além desse, outros programas privilegiam os acadêmicos, os professores, e as comunidades onde estão instaladas unidades da Anhanguera. O Programa de Avaliação Institucional, PAI, que permite que seja medido o desempenho de diversos setores dentro da faculdade visando melhorias; O Programa de Extensão Comunitária, PEC, que proporciona interação entre professores, alunos e comunidade; O Serviço de Atendimento ao Estudante, SAE; O Programa Permanente de Capacitação Docente, PPCD, que é traduzido pelo investimento da Anhanguera no profissional de ensino superior.
A Anhanguera ainda disponibiliza as Revistas Científicas e outros programas não menos importantes que contribuem para o crescimento e bem estar da clientela acadêmica. A novidade para um futuro bem próximo, que só a Anhanguera tem, está no Google Apps for Business, Trata-se de um programa de ferramentas de colaboração e organização mais avançadas do mundo que prometem facilitar o aprendizado dentro e fora da faculdade.
Portanto, espero ver daqui a alguns anos, além dos profissionais que saírão para o mercado de trabalho em breve, formados pelo contexto da atual Anhanguera, outros tantos em diversas outras áreas. Historiadores, gestores, gastrônomos, fisioterapeutas, designers, marketeiros, etc, formados pela nova instituição que caminha, espera-se que a passos largos, para o sucesso no meio acadêmico de Brasília.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo texto. Não apenas por trabalhar na Anhanguera, mas por ser parte da equipe empenhada nessas melhorias para os nossos alunos.

    =D

    ResponderExcluir
  2. De fato, caríssima Raquel, o artigo reflete todo o espírito de grupo, e muitas vezes de equipe, que conseguimos incutir em cada um de vocês. E que venham mais, muito mais considerações positivas e inspiradoras em relação à 'nossa casa'.

    =)

    ResponderExcluir